quarta-feira, abril 12, 2006

Revolta!!!!!

"O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) considerou como “lícito” e “aceitável” o comportamento da responsável de um lar que acolhe crianças com deficiências mentais em Setúbal acusada de maus tratos a vários jovens."
(in Correio da Manhã)
De acordo com uma notícia publicada esta quarta-feira no jornal “Público”, a responsável em questão foi indiciada por aplicar vários “correctivos físicos” às crianças, nomeadamente dar palmadas e estaladas, além de as encerrar em quartos escuros quando se recusavam a comer.
Levada a tribunal, a mulher acabou por ser condenada a 18 meses de prisão por apenas um caso, com pena suspensa, por ter sido provado que, pelo menos duas vezes, amarrou os pés e as mãos de um menino de sete anos, para evitar que este saísse da cama e perturbasse o seu sono.
O Ministério Público recorreu da sentença para o STJ, que não alterou a decisão anterior, alegando que fechar crianças em quartos é um castigo normal de “um bom pai de família” e defendendo que estaladas e palmadas, se não forem dadas, até podem configurar “negligência educacional”.
O Tribunal de Setúbal deu como provado que, entre 1990 e 2000, a arguida foi responsável pelo lar residencial do Centro de Reabilitação Profissional, instituição que funcionava como valência da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, e que pelo menos desde 1992 fechou frequentemente uma criança de sete anos, que sofria de psicose infantil muito grave, na despensa, com a luz apagada, para que o menino ficasse menos activo.
Foi ainda dado como provado que a mesma educadora amarrou pelo menos duas vezes os pés e as mãos de um menor à cama para evitar que este acordasse os restantes utentes do lar e “para não perturbar o seu descanso matinal”.
Ora aqui está uma noticia que me deixa profundamente revoltado...
Realmente, coitada da senhora... Se calhar é melhor levantarem um processo crime contra o menino, aliás, contra todos os deficientes...
Onde é que isto já se viu??? Fechar crianças em quartos, no escuro, é um "castigo normal de um bom pai de familia"????
Mas que palhaçada é esta??? Será que estamos a falar da mesma coisa??? Sejam as crianças deficientes ou não, não tenho conhecimento de que o pai de algum amigo meu tenha feito tal coisa e não é por isso que são pais incompetentes ou menos interessados pela boa educação de cada um.
E se o meu pai não me batesse, ele poderia ser culpado de "negligência educacional"???
Ou seja, um bom pai, para este brilhante colectivo de juizes, tem de dar estalos e bofetadas nos filhos, tem de fechá-los num quarto escuro quando se portam mal, ou estão muito excitados e ocasionalmente, 2 vezes por mês, amarrar os pés e as mãos da criança, para esta não sair da cama, para não acordar ninguém...
Isto é uma palhaçada... Com todo o respeito pelos palhaços...
Mas foi uma raiva imensa que senti e sinto, ao ouvir esta noticia.
E atenção, não nos podemos esquecer, são crianças deficientes, crianças que não possuem por vezes, a capacidade de distinguir o que está correcto ou errado, crianças que nem sempre têm noção das suas capacidades motoras, são crianças que sofrem de psicoses mais ou menos graves, e que vão viver assim para sempre... Com medo e assustadas por vezes...
Lamento se não concordo com certas regras deste país, que parece cada vez mais, do 3º Mundo...
Infelizmente vivo num país, em que os governantes dizem que é preciso apertar o cinto para tudo, mas as reformas desses mesmos senhores e dos seus amiguinhos, não param de aumentar...
E o povinho é que paga... Assim como as crianças... Deficientes...

1 Comments:

Blogger Su said...

Também vi essa noticia no Telejornal da SIC e inclusíve entrevistaram o vice presidente do Supremo Tribunal de Justiça. O que te posso dizer é que se estava indignada pior fiquei. O sr. referiu então, que tinha de ser levado em consideração que essa funcionária nunca tinha sido acusada de nenhum crime no passado, que vinha de uma classe social baixa, com pouca informação e que trabalhava 16h por dia, por esse motivo estava sujeita a um grande desgaste.
O que eu pergunto, é como devem então os pais que tratam 24h por dia dos seus filhos deficientes, (ou mesmo que não tenham qualquer deficiencia), lidar com eles? É impressionante que consigam encontrar desculpas para justificar o comportamento dessa sra, no entanto não encontram motivos suficientes para ser acusada de maus tratos a crianças que não se podem defender...
É o país que temos...

7:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home